Google chrome 4 beta




O Google lançou a versão BETA de seu navegador: o Google Chrome. Eu uso ele e recomendo, bem rápido e tem uma interface em flash, ou seja, não trava!

Ele não tinha suporte para extensões em suas versões anteriores, mas nesta ele tem! A verão ainda é BETA, então vou dar o aviso clássico: você é livre para baixar, mas não o substitua por seu navegador principal pois ainda é uma versão BETA e pode dar problemas.



O que há de novo?

Esta versão do Chrome é a utilizada para desenvolvedores que desejam adicionar mais recursos e outros tipos de coisas ao navegador do Google. Talvez o nome “desenvolvedor” assuste um pouco que é leigo, mas neste caso o termo só contribui. Afinal, é nesta versão que você vai conseguir instalar extensões e complementos superinteressantes no seu navegador. Por isso, não há o que temer. Se você gosta dos adicionais do Firefox, pode ter algo bastante próximo também no Chrome com a versão para desenvolvedor! Mesmo oferecendo todas essas vantagens, o navegador não se torna complicado de utilizar – mantém-se a interface e o modo de operar.

O lançamento da primeira versão do Google Chrome foi algo surpreendente, que fez milhares de usuários mudarem seus conceitos quanto à navegação na internet. Claro que o navegador não teve grande impacto sobre usuários fiéis do Internet Explorer ou do Firefox, porém ele certamente é uma opção a mais que muitos usuários consideram interessante na hora de navegar pela internet. Após vários testes de versões em desenvolvimento, o Baixaki finalmente publica uma versão quase estável.


Novidades da quarta versão

Aos poucos a Google vem aprimorando a terceira versão do navegador Chrome. A quarta versão vem com suporte ao HTML 5, o novo padrão de páginas da web, que já está aparecendo em alguns websites. Além desta fantástica novidade, a versão 4.0 do Google Chrome tem suporte a temas e utilização de complementos — recurso que na verdade já devia fazer parte do Chrome desde a primeira versão.

Ao que tudo indica, a Google primeiramente lançou a parte principal do navegador para que aos poucos o código principal do navegador seja alterado conforme necessidades e testes dos usuários. Nosso site está acompanhando semanalmente o site de desenvolvimento da Google e toda semana pelo menos três novas versões são lançadas, pois cada uma possui algumas novas correções e aprimoramentos. Nesta versão o Chrome teve seu Developer Channel atualizado da versão 3.0 para a atual, uma boa notícia para usuários que trabalham com o código do software.

No caso da versão 4.0, alguns problemas foram corrigidos em relação à versão anterior. Agora os usuários poderão escolher o Bing como ferramenta de procura, porém esta opção por enquanto aparece apenas para a versão estadunidense do navegador. Outra atualização é a possibilidade de desinstalar o Google Chrome apenas da sua conta, caso conte com computadores compartilhados. Além disso foram corrigidos alguns erros em tags de áudio e vídeo, além da possibilidade de importar a Barra de Favoritos do Firefox.

Mas a atualização mais interessante desta nova versão é, de fato, a possibilidade de utilização das mesmas bookmarks em computadores diferentes. Para isso, será preciso ter apenas a conta do Google habilitada (a mesma do Gmail, por exemplo). Com isso será possível utilizar computadores diferentes e usar as mesmas marcas para os assuntos de sua preferência. Essa função de sincronização dos bookmarks já havia sido disponibilizada para desenvolvedores, mas só agora passa a ser integrante do Google Chrome para usuários domésticos.

Opção para Bookmarks

Os temas chegaram

Os usuários pediram e até que enfim a Google atendeu. O suporte para os temas já estava incluso nos planos do navegador, mas somente com o lançamento da versão 3.0.196.2 BETA é que os usuários puderam começar a desfrutar dos temas, mantidos nesta versão. A página de temas pode ser acessada através deste link.

Galeria de temas

Ao todo, o Google Chrome conta com 29 temas oficiais da Google e 98 temas feitos por artistas. A instalação dos temas é tão simples e rápida, que basta clicar num botão (Apply theme) e o visual é alterado em poucos segundos. Cada tema possui cores, detalhes e características únicas, sendo que eles devem agradar à maior parte do público que gosta de usar um navegador com visual descolado ou mais retrô. Abaixo você pode conferir alguns dos visuais aplicados ao Google Chrome.

Novos visuais do Google Chrome



Como eu disse no começo do post, ele vem com suporta para extensões, e aqui tem um tutorial de como intalá-las no seu navegador.

Como instalar extenções no Google Chrome 4 Beta:

Aprenda a instalar extensões no Chorme



Adicionar recursos interessantes ao seu Google Chrome não é nem um pouco complicado. Entretanto, você só precisa se certificar de uma coisa: ter a versão para desenvolvedores instalada no seu computador. Então vem a pergunta “Mas e se eu não for desenvolvedor de softwares?”. Não há problema algum. Você vai usar esta versão pelo fato de ela estar “destravada” para complementos e extensões. Existe uma maneira muito simples para descobrir se a versão que você baixou é ou não a de desenvolvedores. Basta observar o endereço de download na barra do seu navegador.

Existem dois canais diferentes para fazer o download do Google Chrome, o “Beta” e o “Dev”. Este “Dev” vem de “developer”, ou seja, desenvolvedor em inglês. Portanto, observe se a linha de download possui o final “devchannel”. Caso esteja assim, instale normalmente. Depois, você já pode começar a planejar o que deseja ter como complemento no seu Chrome. Mas onde encontrar essas tão sonhadas expansões?

Verifique se o link do download é realmente este

Tudo que você precisa fazer é acessar o site www.chromeextensions.org com seu Chrome versão Developer e escolher a extensão desejada. Quando encontrá-la, clique sobre a imagem em miniatura (thumbnail) e, em seguida, clique no botão azul à direita que diz “+ Add to Chrome” (Adicionar ao Chrome). Feito isso, um aviso de início de download vai aparecer no rodapé do seu navegador. Basta clicar em “Salvar” para fazer com que o complemento seja baixado. Depois, uma janela aparecerá acima das outras. Clique em “Instalar” para que a extensão seja instalada com sucesso.

Baixe suas extensões!

Logo que você já tiver completado os passos citados acima, é hora de observar a aba de configurações da extensão instalada. Tudo depende do tipo de aplicativo instalado, do que você pretende ter no seu Chrome e das características principais dele. Um dos mais interessantes que se pode destacar dessa grande biblioteca é o Gmail Checker, que informa sempre que um email novo chegar à sua caixa de entrada. Outro tipo de aplicativo é o Facebook for Google Chrome, alternativa para checar seus dados da rede social em ascensão no Brasil.

Configure suas extensões!

Controle suas extensões!

Portanto, se você gosta de complementos para navegadores, a versão de desenvolvedores do Google Chrome pode ser bastante interessante aos seus propósitos. Experimente trabalhar com uma biblioteca de utilitários das mais variadas famílias. Para visualizar todas as extensões instaladas, digite “chrome://extensions” na Barra de Endereços. Lembre-se de que é preciso tomar alguns cuidados, afinal estes complementos não são certificados pelo Google – logo, é preciso ter cautela para escolher o que vai ser utilizado no seu navegador.



Como viram na matéria, foi criado até um site para as extensões do Chrome, clique aqui para visitá-lo


O Google Chrome está melhorando cada vez mais e talvez, fique melhor até que o Mozilla Firefox, acho melhor eles abrirem o olho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário